Agora:

Copercampos e Embrapa vão desenvolver projeto para melhorar qualidade do solo regional

Foto
AGRONEGÓCIO

O momento de estresse hídrico das lavouras de todo o sul do país na safra 2021/2022 desperta o debate e oportunidades para resgatar fundamentos básicos que impactam na produtividade das culturas.

Buscado melhorar a qualidade do solo e do sistema agrícola como um todo, a Copercampos e a Embrapa Trigo, com sede em Passo Fundo/RS, estarão iniciando já nesta safra de inverno, um programa para incentivar os associados a realizar boas práticas de cultivo, com estratégias que possibilitam a qualificação da assistência técnica e a certificação de talhões nas propriedades rurais, a fim de viabilizar linhas de financiamentos específicas para a melhora do sistema.

De acordo com o Gerente de Assistência Técnica Fabrício Jardim Hennigen, serão avaliadas neste início de projeto, as características físicas e biológicas do solo. “Na safra 2021/2022 os produtores sofreram com a estiagem, assim como nas safras anteriores, e pensando nisso, as possibilidades existentes para minimizar perdas, estão realizadas a melhoria da fertilidade do solo, como um todo. A Embrapa nos apresentou este projeto e vamos desenvolver com nossos associados, a fim de construir perfis de solo com qualidade química, física e biológica”, ressalta Fabrício.

A certificação de talhões seguirá critérios técnicos pré-estabelecidos já pela Embrapa, os chamados Indicadores de Qualidade de Manejo.

 

Fonte: ASCOM – Copercampos

Simpatia FM Notícias