O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) de Campos Novos anunciou nesta segunda-feira, 10 de março, que os resultados das análises realizadas pelo Consórcio Intermunicipal de Saneamento Ambiental do Meio Oeste de Santa Catarina (CISAM) confirmaram que a água do Rio São João pode ser utilizada para tratamento e abastecimento da população pelos próximos 30 anos. O estudo avaliou 91 parâmetros de qualidade da água, comprovando que o Rio São João pode ser uma alternativa sustentável para garantir o fornecimento hídrico no município.
Com a aprovação da qualidade da água, o SAMAE agora se prepara para a finalização do projeto de construção da nova captação de água, que será implantada na região da Usina Velha, onde o local possui uma barragem. A previsão de investimento é de cerca de R$ 8 milhões de recursos federais, inicialmente esse recurso seria utilizado para a perfuração de um poço profundo, mas agora será realocado para a construção da nova captação de água. O projeto deve ser concluído nos próximos dias e enviado à Caixa Econômica Federal, respeitando o prazo final para entrega, que vai até junho deste ano.
O diretor da SAMAE, Alexandre José Biolchi, concedeu entrevista ao jornalismo da Rádio Simpatia FM, e destacou a importância do projeto para a segurança hídrica do município.
Simpatia FM Notícias